LIFTOFF

Hub de Empreendedorismo da AAUMinho é o ponto de referência para quem quer começar a explorar o mundo do empreendedorismo. Connosco vais desenvolver o teu mindset empreendedor e ligares-te a uma comunidade que te vai ajudar a dar os primeiros passos no teu negócio

Introdução

O LIFTOFF é o Hub de Empreendedorismo da AAUMinho e é o ponto de referência para quem quer começar a explorar o mundo do empreendedorismo. Connosco vais desenvolver o teu mindset empreendedor e ligares-te a uma comunidade que te vai ajudar a dar os primeiros passos no teu negócio.

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Glossário de Conceitos

Descobre mais – Glossário

Lean Startup

Lean startup é uma metodologia de forma a desenvolver negócios e produtos cujos objetivam a ciclos de desenvolvimento do produto reduzidos e descobrir rapidamente se o modelo de negócios proposto é viávelIsto é alcançável através da adoção de uma combinação de experiências impulsionadas por hipóteses de negócio, lançamentos de produto iterativos, e de aprendizagem por validação. Lean Startup enfatiza o feedback dos clientes em relação a intuição assim como a flexibilidade em relação a planeamento. Esta metodologia permite a recuperação através dos erros de forma mais usual que os métodos tradicionais de desenvolvimento do produto.

 

Referências

Livro – Lean Startup

MVP

MVP (Minimal Viable Product) ou Produto Mínimo Viável consiste na versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento. Um MVP ajuda os empreendedores a iniciarem o processo de aprender da forma mais rápida possível, uma vez que este poupa tempo e esforço. Ao contrário do desenvolvimento tradicional de produtos, que geralmente envolve um longo e pensativo período de incubação e busca a perfeição do produto, o objetivo do MVP é começar o processo de aprendizagem, e não finalizá-lo. Ao contrário de um teste de protótipo ou conceito, um MVP foi concebido não apenas para responder questões sobre o design do produto e questões técnicas – o seu objetivo é testar hipóteses fundamentais do negócio.

Design Thinking

Design thinking é uma abordagem centrada na compreensão das necessidades dos clientes, na prototipagem rápida, e na geração de ideias criativas, de forma a transformar a forma como se desenvolverão produtos, serviços, processos e organizações. Ao aplicar a metodologia do design thinking, decisões terão que ser tomadas com base nas verdadeiras necessidades dos clientes em vez de depender somente em dados históricos ou da realização de apostas arriscadas com base nos instintos, em detrimento das evidências. Design Thinking traz junto o que é desejável (numa perspetiva humana com o que é tecnologicamente e economicamente viável).

  • “Desirability”: O que fará mais sentido para as pessoas?
  • Feasibility”: O que é tecnicamente possível dentro de um futuro próximo?
  • Viability”: What is likely to become part of a sustainable business model?

Referências

https://www.mindshake.pt/design-thinking/

Agile

Agile é a habilidade para criar e reagir á mudança. É uma forma de lidar com, e ultimamente de se suceder, num ambiente incerto e turbulento.

Os autores do “Manifesto Agile” escolheram o termo “Agile” como o termo da ideia uma vez que a palavra representa a adaptabilidade e mudança pela qual fora tão importante para a sua abordagem.

Este assenta-se nos seguintes pilares:

  • Indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas
  • Software funcional mais do que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais do que negociação contratual
  • Responder à mudança mais do que seguir um plano

Referências

https://agilemanifesto.org/

https://modernagile.org/

Growth Mindset vs. Fixed Mindset

Uma pessoa com uma mentalidade de crescimento (Growth Mindset) acredita que a sua inteligência e talentos podem ser desenvolvidos ao longo do tempo através do trabalho árduo e da perseverança.

Uma pessoa com uma mentalidade fixa (Fixed Mindset) acredita que as suas capacidades intelectuais são fixas devido a fatores exógenos à sua mente que limitam o pleno desenvolvimento das tais competências.

Formulação da Ideia

Ideação rege-se pela geração de ideias, porém tem algumas regras a seguir caso se queira adquirir algo com valor ao longo do processo. Primeiramente, e mais importante, ter-se-á que ter um período sem qualquer julgamento no que se diz respeito à geração de ideias. A meta principal será pensar fora da caixa e explorar novos ângulos, daí ser importante criar um ambiente propenso para o desenvolvimento de ideias.

Apresentar o problema é um passo importante aquando uma sessão de ideação pelo facto de ajudar a colocar todos a rumarem para a mesma página e a pensarem em soluções. Nesta fase, quantidade é melhor que qualidade.

 

Referências

https://careerfoundry.com/en/blog/ux-design/what-is-ideation-in-design-thinking/

https://www.inacademy.eu/blog/ideation-process/

https://youtu.be/565NGVOGQgw

https://www.inacademy.eu/blog/prototype-how-to/

https://www.startpoint.pt/Strategyzer-Books-Testing-Business-Ideas-Teaser

Missão, Visão e Valores

Visão – Defina uma visão forte ao negócio

Ideação – Cataloga as ideias pelas quais te encontras interessado em avançar ou examina as diferentes variações no negócio pelo qual estás a criar.

Entrevistas Iniciais – Usando os nossos modelos, entrevista pelo menos 15 pessoas com conhecimento os problemas dos clientes ou a potenciais clientes.

Pesquisa de mercado – Utilizar o modelo de pesquisa de mercado para colecionar informação disponível e precisa relacionada ao mercado com base nos problemas dos clientes que estão a analisar.

  • Focada a longo prazo
  • Visão de futuro desejado
  • As melhores visões são inspiracionais, claras e memoráveis

Responde às seguintes perguntas:

  • O que desejamos mudar?
  • Qual problema principal estamos a endereçar?
  • Quais os nossos pontos fortes? E o nosso diferencial?
  • Qual o nosso sonho enquanto empresa?
  • O que é o sucesso nesta nossa jornada?

Missão – Responde às seguintes perguntas:

  • O que propomos -a fazer e para quem?
  • Direciona todas as ações. O que estamos a fazer agora?
  • Porque nós existimos?
  • O que propomos?

Valores – Atitudes que devem estar presentes em todos os membros da equipa.

Perfil do Comprador

Desenvolvimento do Cliente – Analiza o feedback do cliente.

Entrevista aos Clientes – Desenvolver uma longa série de questionários a clientes com base nas entrevistas iniciais e nas presunções chave, com pelo menos dez perguntas de resposta aberta para qualquer problema de um cliente.

Arquétipo de Clientes – Utilizar as nossas diretrizes para desenvolver e melhorar um arquétipo de clientes inicial para o seu cliente alvo ideal.

Landing Pages – Para qualquer problema de cliente restante, desenvolve e melhore um “landing page” direcionado ao teu arquétipo de cliente inicial e rapidamente construir uma lista de mails para receber o feedback dos clientes.

Validar a ideia junto das pessoas

  • Pesquisa do usuário
  • Grupos focais
  • Entrevistas a clientes
  • Análise de dados
  • Pesquisa competitiva
  • Observação
  • Empathy mapping

Business Model Canvas

O Business Model Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes em uma única página. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.

 

Referências

startpoint.pt/the_business_model_canvas

startpoint.pt/business_model_generation

Business Model

O termo Modelo de Negócios refere-se ao plano da empresa com vista na obtenção de lucro. Este identifica produtos ou serviços que os negócios planeiam vender, o seu mercado-alvo e quaisquer gastos antecipados. Os modelos de negócio são importantes para ambos os novos e estabelecidos negócios e ajudam empresas novas e em desenvolvimento a atrair investimentorecrutar talento, e motivar a gestão e o pessoal.

 

Referências

http://startpoint.pt/the_invincible_company

https://www.youtube.com/watch?v=bmMspXAZkP0

https://www.youtube.com/watch?v=ycdsMMJ6xK8

Business Plan

  • Enquadramento do negócio, estudo do mercado e da concorrência.
  • Produtos, distribuição, comunicação e preço.
  • Potencialidades e expectativas: finalidade, metas e objetivos.
  • Opções estratégicas: análise SWOT, estratégia, posicionamento, rendibilização e valor residual.
  • Recursos necessários: recursos humanos, materiais e financeiros.
  • Investimento: activos fixos ou tangíveis, activos intangíveis.
  • Demonstrações financeiras: estimativa de vendas, pressupostos, volume de negócios, balanço previsional, demonstração de resultados e avaliação do projeto.
  • Parte legal: Processo de constituição da empresa e Denominação comercial da empresa.

Análise da viabilidade da construção do negócio

Para que o plano cumpra os seus objetivos e produza os resultados esperados deverá reunir algumas qualidades, ser simples, objetivo, realista e completo.

O estudo de viabilidade económica e financeira de um negócio resulta de estudos preliminares e é composto , no essencial, por três planos:

  • Plano de Investimento;
  • Plano de Exploração;
  • Plano de Financiamento.

Para testar e avaliar a rentabilidade de novos investimentos, o IAPMEI disponibiliza ferramentas de avaliação do projeto, com duas opções, 5 ou 10 anos. Encontra tudo aqui.

Estratégias para Pensar o Negócio

Brainstorming

brainstorming ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo – criatividade de equipa – colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

A técnica propõe que o grupo se reúna e utilize a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções inovadoras, sugerindo qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema tratado. Com isso, espera-se reunir o maior número possível de ideias, visões, propostas e possibilidades que levem a um denominador comum e eficaz para solucionar problemas e entraves que impedem um projeto de seguir adiante.

Mind mapping

Mapa mental, é um tipo de diagrama, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual, e é utilizado para a compreensão e solução de problemas, na memorização e aprendizagem; e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.

Os mapas mentais procuram representar, com omáximo de detalhes possíveis, o relacionamento conceitual existente entre informações que normalmente estão fragmentadas, difusas e pulverizadas no ambiente operacional ou corporativo. Trata-se de uma ferramenta para ilustrar ideias e conceitos, dar-lhes forma e contexto, traçar os relacionamentos de causa, efeito, simetria e similaridade que existem entre elas e torná-las mais palpáveis e mensuráveis, sobre os quais se possa planear ações e estratégias para alcançar objetivos específicos.

Storyboarding

Storyboard ou Esboço sequencial são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites. Na área de engenharia de software é utilizado para melhoria na documentação dos requisitos no processo de desenvolvimento de software.

Running design sprints

Um Design Sprint é uma metodologia testada e comprovada para resolver grandes problemas por meio de designprototipagem e pesquisa e teste do utilizador. O sprint é definido para ser executado por um período definido, geralmente de cinco dias úteis, para que as equipas sejam incentivadas a alinharem-se rapidamente sob uma visão compartilhada com metas e resultados finais definidos.

Branding & Design

Obter feedback sobre marca e design

Competitor Branding – Analisar e comparar o nome e a marca de pelo menos 15 empresas com uma oferta concorrente, numa indústria relacionada, ou com uma proposta de valor semelhante numa indústria diferente.

Nome Brainstorming – Use combinações das suas palavras de nome para desenvolver uma série de nomes comerciais para a revisão dos seus pares e directores.

Pesquisa de nomes – Pesquise a disponibilidade das palavras combinadas como nome de domínio e liste as que estão mais disponíveis.

Marketing Expert

Sem registos.

Create a Super Team

Hiring & Onboarding – Melhore a sua equipa e a sua contratação

Candidatos – Procure candidatos para contratar (incluindo Co-Fundadores) identificando todos os que conhece que são apropriados, para preencher as duas ou três primeiras funções que não está a planear subcontratar.

Processo de Contratação – Desenvolva um processo de contratação e integração utilizando as nossas directrizes para adicionar membros da equipa à sua organização, e comece a executar no processo.

Projetos de teste – Desenvolva pelo menos um projeto de teste para cada uma das suas duas ou três primeiras funções, o que deverá criar oportunidades para candidatos credíveis demonstrarem as suas capacidades.

Revisão do Conselheiro – Marque uma reunião ou telefonema com pelo menos um dos seus conselheiros para discutir o seu trabalho de contratação. Apresente tudo o que fez, e incorpore o seu feedback no seu planeamento.

Alocação de tempo – Esboce meticulosamente o seu calendário, alocando blocos semanais de tempo para abordar as suas actividades principais, proporcionando-lhe tempo ininterrupto para trabalhar em cada actividade.

(Opcional) Recolha de fundos – Se não tiver capital suficiente para gerir a empresa durante os próximos meses, então siga os nossos guias para começar a preparar documentação e investigação para uma ronda de financiamento.

 

Referências

https://www.inacademy.eu/blog/how-to-create-a-strong-startup-team/

Progress Review

Sem registos.

Legal Review – Reveja o nosso Guia Jurídico para compreender plenamente todos os componentes legais críticos para o arranque, incluindo a concessão de acções próprias, a aquisição de acções próprias, a concessão de opções, a emissão de acções ordinárias versus acções preferenciais, e muito mais. Se alguma das suas estruturas legais existentes estiver em conflito com estas melhores práticas, então crie um plano de resolução.

Capitalization Table – Desenvolva ou melhore a sua tabela de capitalização (“Cap Table”) que mostra a estrutura de propriedade da empresa, utilizando o nosso modelo e directrizes.

Finalize Co-Founder Legal (if any) – Crie uma lista de quaisquer co-fundadores, candidatos co-fundadores ou membros da equipa fundadora que tenha para a sua empresa do Instituto Fundador, e inicie os próximos passos na formalização da relação.

Law Firm Engagement – Se ainda não tem uma firma de advogados, encontre-se com os candidatos e assine uma “carta de compromisso” com a firma escolhida.

Corporate Formation Agreements – Se ainda não tiver uma empresa adequada, assegure todos os seus acordos de formação de empresa que regem a forma como a empresa se comporta.

Equity Collective – Prepare-se para aderir ao Equity Collective, e envie à sua firma de advogados os acordos necessários e solicite ajuda para preencher devidamente os campos requeridos.

Finance & Funding (Apply for a financial program)

Sem registos.

Elevator Pitching